segunda-feira, abril 17, 2006

Do trânsito

Do trânsito
*
É em dias como os de hoje que percebo que eu me divirto com pouco.Ao sair, de maneira muito nornal, do colégio resolvi prestar atenção no percurso de volta no que acontecia no trânsito de uma cidade não tão pequena e nem tão grande.É bem divertido notar algumas coisas.
O primeiro (e único) objetivo foi o de identificar esteriótipos.Logo na frente da escola já avistei o primeiro:o poupa-tempo,geralmente um papai apressado que não se dá ao trabalho de estacionar o carro pro filhote entrar,é perda de tempo quando ele pode parar o trânsito e fazer seu filho/a vir correndo para o carro,o que é muito mais (f)útil e melhor para todos.Foi dobrar a esquina e já percebia o segundo tipo de motorista da lista: você tem que adivinhar qual direção ele vai tomar porque este não tem consciência que existe no painel uma alavanca que liga uma luzinha muito útil lá na traseira do carro.Em minha cidade ocorrem os dois extremos:metade das pessoas não dá sinal a outra metade reclama dessa 1ª metade mas esquece o dito cujo ligado enquanto perambula por TODA a cidade com o farol ligado esnobando o fato de que seus faróis estão em perfeitas condições.
Foi chegar numa rua mais movimentada para encontrar meu preferido:o pedestre agressivo. Ele quer rivalizar com o carro e avança na direção deste como um elefante descontrolado fazendo questão de esbarrar no carro quando passa por este e ai de você se ele estiver de pavio curto...Outra esquina se aproxima:vejo uma senhora que aparenta ser bastante simpática mordendo a língua ao manobrar o carro na curva.Parece ter virado moda já que muitos motoristas parecem imitar o ato com perfeição tanto ao fazer curvas tanto ao estacionar.
A poucos quilômetros de minha casa encontro mais um tipo de motorista: o piloto.Ele geralmente é jovem e não fala nada,mas não suporta ficar atrás de carros grandes e adora ultrapassar todo mundo forçando o motor ao extremo.Geralmente fica bastante irritado em subidas quando seu carro não acompanha as expectativas e quando os retardatários o ultrapassam.
Agora faltava pouco,já estava na minha rua quando de repente aparece uma fila de carros.Um fato estranho já que não há congestionamentos em minha cidade.Logo vejo a causa:o motorista turista.Ele anda despreocupado,olha pros lados maravilhado e faz questão de bater papo na rua com o primeiro que aparece,some isso ao fato dele dirigir a 5km/h e de fazer cara de coitado se você for reclamar dele.
Depois de 5 minutos cheguei em casa e tive um dia bem normal com afazeres normais e satisfação de meu interesse nada fora do normal de documentar o que vi num trajeto de 15 minutos.Parece ser divertido notar essas coisas,mas cometá-las é exaustivo.E observe:isso nem arranha a terça parte da exótica fauna da selva de concreto nutrida diariamente por café e feijão,deixo o trabalho de catalogar essas extraordinárias criaturas a alguém que tenha mais tempo,disposição e paciência para tanto.

2 Comments:

At abril 18, 2006 11:49 AM, Blogger *Renata Costa* said...

Gizuis, e eu que achava o trânsito de São Paulo a própria floresta amazônica em termos de tipos de motorista.

Belo texto querido

Baci

 
At junho 13, 2006 4:15 AM, Blogger Bárbara Amelize said...

Hum... motoristas... como os odeio quando não sou que estou no volante... hahahahaha Mas, enfim... belas observações! Aliás, o mundo cotidiano e normal sempre mostra coisas interessantes!

Adorei o texto.

Baci

 

Postar um comentário

<< Home